Prova de Noiva: 14 dicas para a maquilhagem perfeita

Certamente não tens a tua maquilhagem feita por um profissional todos os dias e sobretudo quando se trata da prova de maquilhagem para o teu casamento, todos os pormenores contam. Por isso, deixo-te aqui 14 dicas que espero serem úteis para tirares o máximo partido da tua prova de maquilhagem.


1. Opta por utilizar uma peça de roupa branca (a parte de cima, pelo menos) ou numa cor semelhante à do teu vestido de noiva.

Escolher uma peça de roupa do mesmo tom do vestido (se o decote também for parecido, tanto melhor) permite uma projeção visual de todo o conjunto, o que te ajuda a ter uma perceção mais realista do look final. Muitas vezes, até aconselho as minhas noivas a fazerem a prova do cabelo no mesmo dia da prova de maquilhagem. Isto é mesmo o ideal!

DICA: se já tiverem os acessórios escolhidos (brincos, colar, etc.), mostrem ao vosso maquilhador e coloquem-nos para avaliarem se tudo está em harmonia.

2. Vem sem maquilhagem aplicada.

Por norma, deverás ter um número de horas marcado para a tua prova e quanto mais tempo útil para a maquilhagem tiveres, melhor. Por isso, evita o tempo perdido com o momento de desmaquilhar.

E não te preocupes, mesmo que não tenhas maquilhagem no rosto, o teu maquilhador deverá limpar a tua pele à mesma e aplicar os cuidados de skincare adequados antes de te começar a maquilhar.

3. Traz algumas fotos de looks de maquilhagem que te inspirem (2 ou 3 fotos deverão ser suficientes).

Isto é importante, na medida em que ajuda o teu maquilhador a ter uma noção mais concreta daquilo que gostas (e não gostas – também é importante mencionares o que não gostas, não te esqueças). Mas é muito importante gerires as expectativas e teres em conta os conselhos e experiência do teu maquilhador, que no dia da prova deverá ter uma conversa contigo e explicar-te se os looks de inspiração que trouxeste são os mais adequados para ti e para o teu formato de rosto e olhos.

DICA: Opta por fotos onde as modelos têm a mesma cor de pele que tu e se possível um formato de rosto parecido, assim terás uma expectativa mais realista. E não tragas mais que 2/3 inspirações. Menos é mais.

4. Evita fazer procedimentos estéticos que impliquem a cicatrização da tua pele nos 15 dias anteriores à prova.

Marcar a prova de maquilhagem poucos dias depois de, por exemplo, um peeling (que, como sabes, na grande maioria dos casos, sobretudo quando feito em gabinete, provoca uma forte descamação da pele) irá fazer com que a base e outros produtos de rosto não assentem na pele de uma forma uniforme – ficando os produtos todos a esfarelar. Não é um look bonito, por isso, seja um peeling ou outro tratamento que escolhas fazer, dá à tua pele tempo para recuperar antes da prova.

5. Tenta conciliar o dia da prova com a data de um evento (casamento, batizado, sessão fotográfica, despedida de solteira, etc.).

A ideia é aproveitares e testares ao máximo essa maquilhagem. Se não tiveres nenhum evento programado, vai jantar fora, por exemplo.

6. Sê seletiva sobre as pessoas que trazes contigo para o dia da prova.

Opta por vir sozinha ou escolhe uma pessoa (no máximo duas), da tua inteira confiança e com vibes positivas. Às vezes, trazer várias pessoas, cada uma com uma opinião diferente, só te vai confundir mais.

Apesar das opiniões de quem mais estimas serem importantes, nunca te esqueças que no fim do dia quem tem de gostar e sentir-se bem com a maquilhagem és tu.

7. Deves ser sempre sincera com o teu maquilhador.

Se há algo que não gostes ou que te incomode, diz. A maquilhagem para o teu casamento é um trabalho de equipa, entre ti e o maquilhador. Um bom profissional vai querer agradar-te e saber que te sentes confortável, acima de tudo.

8. Deves tirar muitas fotos, em várias luzes e em ângulos diferentes.

Sem dúvida, uma das coisas mais importantes no dia da tua prova de noiva.

Testa ao máximo a tua maquilhagem: com flash e sem flash, de frente para a luz natural, com luz artificial, com todas as câmaras do teu telefone. Tira fotos de lado também já que muitas vezes é quando tens uma perceção mais realista das técnicas de contorno e iluminação usadas. Já sabes, depois da prova é: #selfietime.

9. Traz o teu estojo de maquilhagem e skincare.

Isto não é obrigatório, claro. No entanto, é uma excelente oportunidade para o teu maquilhador avaliar a maquilhagem e skincare que habitualmente usas, perceber melhor o que gostas e até poder aconselhar-te sobre ajustes que podes e deves fazer para tirares o melhor partido da tua pele no dia do casamento.

10. Não tenhas receio de marcar outra prova de maquilhagem se não ficares satisfeita.

Normalmente uma prova extra poderá ter também ela um custo extra. Por isso é que eu aconselho a que sejas o mais honesta possível com teu maquilhador quando fizeres a prova, para que todos os ajustes e testes sejam feitos nesse dia. No entanto, isto não invalida que tenhas gostado da prova, mas depois mudes de ideias sobre aquilo que acordaste com o teu maquilhador. Se assim for, não tenhas receio de marcar uma nova prova. Acima de tudo, tens de te sentir segura e confiante na maquilhagem que escolheres para o teu dia de casamento.

11. Marca a prova entre 3 semanas a 3 meses, antes do casamento.

Para mim, este intervalo de tempo é o “sweet point”. Nem mais, nem menos.

Fazer a prova muito próximo da data do casamento pode ser um risco, pois imprevistos acontecem e se, por exemplo, não gostares do estilo de maquilhagem do maquilhador ficas com pouco tempo para procurares outro profissional com quem te identifiques mais. Muito mais de 3 meses de diferença entra a prova de maquilhagem e o casamento também pode ser contraproducente, uma vez que tendes a esquecer mais facilmente todo o processo e mesmo como te sentiste com a maquilhagem na tua pele, no dia da prova.

12. Traz as sobrancelhas como as pretendes ter no dia do teu casamento.

As sobrancelhas são a moldura do rosto e uma sobrancelha arranjada faz mesmo TODA a diferença (sobretudo quando elas são peludas e rebeldes) – Isto parece um pormenor, mas é tão importante.

Se tens por hábito arranjar as sobrancelhas ou tencionas tê-las arranjadas para o teu dia de casamento, aconselho que as arranjes para a prova de maquilhagem também. Para além de definir e delinear as tuas feições automaticamente, permite-te ter uma ideia mais precisa de como ficará o look final.

13. Em caso de dúvida, opta pelos 3 S’s.

Simples. Sóbrio. Suave.

Se não tens por hábito usar muita maquilhagem e estiveres mesmo na dúvida sobre que look escolher para o teu casamento, opta por um look intemporal, leve, natural e fresco. Faz esta pergunta a ti mesma: Daqui a 20 anos vou gostar de olhar para a minha maquilhagem nas fotos?

Menos é mais, e muitas vezes optar por um look simples que embeleze e evidencie as melhores características do teu rosto e olhos é o caminho a seguir.

14. Não te esqueças de fazer um check-up no fim do dia ou no dia seguinte com o teu maquilhador.

Isto é tão importante. Quando as noivas se esquecem de mandar mensagem, “chateio-as” eu 😛

É fulcral para um maquilhador saber se a noiva ficou verdadeiramente satisfeita com o resultado da prova, saber como a maquilhagem se comportou o resto do dia, se há ajustes que queiram fazer (eu aponto tudo).

Esta parte é tão importante como o processo da maquilhagem em si. Por isso, não se esqueçam de dar uma palavrinha ao maquilhador com o vosso feedback final.


Espero que tenham gostado deste artigo e, para as futuras noivas, tenha sido útil. Deixem um comentário para saber se este artigo vos ajudou de alguma forma.

E agora que já sabes tudo o que deves fazer e evitar no dia da tua prova de maquilhagem, convido-te a descarregar o meu ebook sobre todos os cuidados que deves ter e o que deves fazer para conseguires a maquilhagem de noiva perfeita, no dia do teu casamento.

EBOOK

MAQUILHAGEM DE CASAMENTO PERFEITA:

TUDO O QUE UMA NOIVA TEM DE SABER

DESCARREGA AQUI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Cláudia cozta

Maquilhadora Profissional & Farmacêutica