“We, makeup artists, are a unique bunch of people; we don’t have the classic brain, the classic training, but we’re creative, so we figure it out.” 

Olá! Chamo-me Cláudia, sou farmacêutica e maquilhadora profissional.

Sempre tive uma enorme paixão por maquilhagem e tudo o que envolvesse passar horas em frente ao espelho, em altas produções. Em criança, era a gaveta de maquilhagem da minha mãe a sacrificada. Sempre às escondidas, claro.

Ao ir para a faculdade, optei por estudar Ciências Farmacêuticas. Durante os meus 5 anos de curso percebi que ser farmacêutica é muito mais do que dominar fármacos, perceber de interações medicamentosas e de química orgânica. Na verdade, foi a melhor opção que fiz para a minha vida e só o soube mais tarde. Escolher Ciências Farmacêuticas, permitiu-me adquirir conhecimentos profundos sobre a pele, as diversas doenças de pele (acne, rosácea, melasma, dermite atópica, psoríase e tantas outras) e todos os fatores fisiopatológicos associados às mesmas. Deu-me ainda um enorme entendimento sobre ingredientes cosméticos – aliás, a minha tese de mestrado foi exatamente sobre isso.

Com o passar dos anos, o meu amor pela dermocosmética foi aumentando cada vez mais e o meu rumo profissional refletiu isso mesmo. Passei por grandes casas, como a L’Oréal e Uriage, procurando atualizar-me cada vez mais. Para além das pós-graduações em Marketing e em Cosmetologia Avançada, decidi, em 2015, oficializar os meus conhecimentos e fui para Londres, onde frequentei um curso intensivo de Maquilhagem Profissional. Escolhi uma das melhores academias de maquilhagem da Europa – AOFM – e foram longas e intensas semanas a aprender e a treinar com os melhores profissionais da área.

Ser maquilhadora profissional e o que me traz de mais gratificante?

  • Poder ver os enormes sorrisos que ponho nas pessoas, depois de se verem completamente cuidadas, após uma hora nas minhas mãos;
  • Saber que, quando maquilho noivas, tenho a sorte de participar num dos dias mais felizes das suas vidas;
  • Sentir que contribuo, de alguma forma, para elevar a autoestima de uma doente oncológica, que já não vê as suas pestanas e sobrancelhas há meses.

A juntar a isto tudo, saber que posso ensinar e partilhar o meu conhecimento ou mudar a vida de alguém (nem que seja por breves momentos), traz-me tanta alegria.


O meu “know-how” não se resume apenas à aplicação de maquilhagem. Tenho a sorte de ter, do meu lado, todo o conhecimento que os cinco anos a estudar para ser farmacêutica me trouxeram também. É a simbiose perfeita entre duas áreas tão distintas, mas que se complementam tanto.

Ser farmacêutica enriquece todas as minhas práticas como maquilhadora, desde a noção da enorme importância da higiene e preparação da pele, ao tipo de ingredientes que escolho, criteriosamente, em todos os produtos do meu kit profissional e personalizados para cada cliente.

Cláudia Cozta® - O que me levou a querer registar a minha marca e o que tenciono fazer com isso?

Quero partilhar convosco todos os meus conhecimentos, dicas e os erros que cometi no passado, que tanto me ensinaram. Os conteúdos que tenciono divulgar não serão apenas sobre maquilhagem, mas também sobre pele, patologias de pele, ingredientes cosméticos e outras áreas importantes que poderão ser úteis para montarem o vosso negócio e carteira de clientes se, tal como eu, também são maquilhadores(as) profissionais e querem lançar-se nesta indústria, com serviços de excelência, crescimentos consistentes, e, claro, lucro.

Com tantas ideias e projetos que tenho para o futuro e com o mundo digital cada vez mais versátil e dinâmico, o caminho óbvio a seguir foi registar a minha marca e proteger a exclusividade dos meus conteúdos, ideias, serviços e produtos.


Bobbi Brown

Cláudia cozta

Maquilhadora Profissional & Farmacêutica